Regimento Interno COMU -
Art. 14. Compete à COMU:
IX - fomentar a implementação das resoluções da 1ª Consocial, bem como das
resoluções da etapa realizada no município;
Regulamento Consocial Plenária (DOC) aprovado na Plenária 27.02.12 -
Art. 17 – Os (as) delegados (as) eleitos deverão formar uma comissão para
acompanhar a implementação dos resultados da Conferência, seja pela Prefeitura
ou outras instâncias do município, inclusive a eventual elaboração de Plano
Municipal sobre Transparência e Controle Social.
Comissão de acompanhamento da Transparência e Controle Social - Município de
SP
Criado em 26.05.12 sábado - 14hs
Câmara Municipal de São Paulo - Viaduto Jacareí, 100 - Bela Vista - São Paulo
Resultado das Propostas da cidade de SP aprovadas em
27/02/12 para a etapa estadual
MAPA DE PRIORIZAÇÃO GERAL - CONSOCIAL
Eixos Temáticos:
Eixo I - Promoção da transparência
pública e acesso à informação e dados públicos
Mas para avançar no tema e efetivar a política de transparência, seja ela
passiva ou ativa, é
preciso fomentar a mobilização social, formando e buscando cidadãos interessados
em
fiscalizar o governo e influenciar a gestão participativa, para construir,
juntos, políticas e
ferramentas que transformem as informações governamentais em algo realmente útil
para
o cidadão e sua comunidade.
Assim sendo, que diretrizes e propostas devem ser priorizadas para a elaboração
do Plano
Nacional sobre Transparência e Controle Social, quando falamos em garantir a
transparência e o acesso à informação?
Ordem de Prioridade: 1ª
votos: 35 Aprimorar os mecanismos de transparência e acesso à informação nos serviços
sob gestão de parceiros privados, inclusive salariais.
Ordem de Prioridade: 2ª
votos: 27 Imediata instalação e implementação da Comissão da Verdade pela presidência
da república, com a nomeação de todos os seus membros e inicio das atividades da
comissão.
Ordem de Prioridade: 3ª
votos: 20 Elaboração de uma cartilha, de âmbito nacional, informando a população, com
linguagem acessível a esta, de onde e como buscar informações públicas dos
dados, municipal, estadual e federal.
Ordem de Prioridade: 4ª
votos: 19 Criar anualmente plano de acesso à informação para todos os órgãos e
entidades públicas de forma participativa
Ordem de Prioridade: 5ª
votos: 19 Tratar a informação sobre os orçamentos públicos (municipal, estadual e
federal) e os gastos em todas as areas de políticas públicas, garantindo a sua
divulgação de forma mais acessível e transparente, inserindo no site da
prefeitura e da Câmara um acompanhamento dinâmico, que ligue o PPA, a LOA e LDO
de forma que estejam conectadas às metas, às diretrizes e à execução
orçamentária, possibilitando o acompanhamento por parte da população e
discriminando os recursos efetivamente gastos em relação àqueles previstos (por
política, programa, meta de Estado e unidade orçamentária, a exemplo de escolas
e centros de saúde.
Eixo II - Mecanismos de controle
social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública
O desenvolvimento de medidas que estimulem e propiciem a participação da
sociedade no
acompanhamento e controle da gestão pública é um dos grandes desafios para o
fortalecimento do controle social. Como avançar nas ações governamentais e não
governamentais de fomento ao controle social, possibilitando a efetiva
vigilância e
fiscalização do Estado por parte dos cidadãos?
Que diretrizes/propostas devem ser priorizadas na elaboração do Plano Nacional
sobre
Transparência e Controle Social quando falamos em mecanismos de controle social,
engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública?
Ordem de Prioridade: 1ª
votos: 61 Introduzir na grade curricular das escolas públicas e particulares matérias
com noções de cidadania, para capacitar os cidadãos em relação aos seus direitos
e deveres e aos mecanismos de participação popular.
Ordem de Prioridade: 2ª
votos: 54 Apoiar a aprovação da PEC nº52/2011 que obriga a implantação do plano de
metas nas 3 esferas de governo: Municipal, Estadual e Federal.
Ordem de Prioridade: 3ª
votos: 51 Implantar "Sala do Cidadão" nas Câmaras, Prefeituras e Distritos, onde o
cidadãos possam acessar de forma fácil e inteligível as infomações da
administração pública, além de participar de capacitação que qualifiquem a
participação popular e controle social de políticas públicas.
Ordem de Prioridade: 4ª
votos: 45 Responsabilidade civil e criminal dos partidos pelos atos praticados por seus
parlamentares, prefeitos, governadores e presidente.
Ordem de Prioridade: 5ª
votos: 39 Estabelecer um calendário oficial para as três esferas govenamentais
promovendo ampla campanha de divulgação em todas as mídias (escrita, falada e
televisiva), bem como em toda a rede de equipamentos públicos, sobre a
existência, funciomento e forma de participação nos conselhos de políticas
públicas.
Eixo III - A atuação dos conselhos
de políticas públicas como instâncias de controle
Diante desse cenário, observa-se que há uma grande preocupação de se instituir,
por meio
dos conselhos, espaços de participação da sociedade na gestão e controle das
políticas
públicas. Entretanto, devemos nos perguntar: esse espaço está servindo ao seu
propósito?
O que falta para os conselhos poderem exercer, de fato, o controle social?
Autonomia?
Infraestrutura? Capacitação? Mobilização Social? O que falta?
A atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle já foi
objeto de
debate e de recomendações em outras conferências nacionais. Questões como a
própria
instituição e estruturação dos conselhos, sua composição, autonomia
administrativo-financeira
e sua articulação com outras instâncias de controle social aparecem, com
frequência, nas propostas apresentadas pela sociedade. Mas os temas do acesso
aos
documentos e informações e da capacitação técnica ganham destaque especial, pois
são
apontados como limites ao bom desempenho da função de controle dos conselhos.
Assim, como podemos avançar na qualificação dos conselheiros para que tenham
efetivamente condições de fiscalizar e avaliar a execução das políticas
públicas?
Além disso, outro grande desafio está na ampliação do processo de participação
da
sociedade nos conselhos de políticas públicas. Como fortalecer o vínculo entre
conselho e
sociedade? Como engajar cidadãos para participarem desse mecanismo de controle
social?
E como o Estado pode contribuir nesse processo?
Precisamos de uma transformação da sociedade rumo a uma cidadania ativa, que
pressupõe um compromisso dos indivíduos com o seu direito e também com o seu
dever
de participar e de reivindicar o cumprimento e respeito aos seus direitos e aos
de sua
comunidade.
Nesse contexto, que diretrizes/propostas devem ser priorizadas para a elaboração
do
Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social quando falamos em melhorar
a
atuação dos conselhos de políticas públicas, em garantir e ampliar a sua atuação
como
instâncias de controle?
Ordem de Prioridade: 1ª
votos: 38 Criação de legislação específica em todos os níveis para responsabilização
civil e criminal dos(as) gestores(as) que não cumprirem as deliberações e/ou o
caráter de controle social dos conselhos, prevendo inclusive, perda de mandato
por reincidência.
Ordem de Prioridade: 2ª
votos: 34 Regulamentar e implantar conselhos em todas as esferas administrativas
(Federal, Estadual e Municipal) formados por membros da sociedade civil eleitos
direta e autonomamente em todas as áreas de políticas públicas. Os conselhos
estarão vinculados a Secretarias municipais, estaduais e ministérios, serão
deliberativos, fiscalizadores e controladores das ações. Terão entre suas
atribuições a tarefa de deliberar sobre os recursos próprios das áreas e
recursos dos fundos públicos. Os conselhos terão composição, estrutura física e
humana própria e proporcional ao número de habitantes com facilidade de acesso
ao exercício da atuação dos(as) conselheiros(as), garantindo recursos para a
formação continuada, mobilização e divulgação através de todas as mídias.
Ordem de Prioridade: 3ª
votos: 32 Constituir, de forma paritária, deliberativa e consultiva o Conselho
Municipal sobre Transparência e Controle Social que seja formado por membros de
todos os conselhos de políticas públicas do município de São Paulo garantindo a
intersetorialidade e articulação entre os mesmos.
Ordem de Prioridade: 4ª
votos: 31 A sociedade civil seja empoderada e conhecedora do papel dos conselhos como
forma de mecanismo de controle social em âmbito municipal, estadual e federal.
Esse empoderamento deverá ser transmitido em todos os meios de comunicação nas
três esferas de governo, responsabilidade esta do gestor público.
Ordem de Prioridade: 5ª
votos: 30 Garantir a efetiva atuação ou instalar, no caso das áreas de políticas
públicas em que isto não está implementado, conselhos regionais, municipais,
estaduais e nacional em todas as áreas de políticas públicas, consultiva e
deliberativa, com poder de decisão sobre o financiamento e orçamento e com o
papel de controle social sobre as ações do poder público. A garantia desta
atuação ou instalação dos conselhos deverá: considerar a importância de fazer,
de conhecer e de implementar detalhadamente os instrumentos de planejamento de
políticas públicas (PPA, LDO, LOA, Plano de Metas, etc); solicitar informações
sempre que necessário e divulgar amplamente seus diagnósticos, atividades e
estudos, metas cumpridas e a cumprir nos conselhos de políticas públicas.
Eixo IV - Diretrizes para a
prevenção e combate à corrupção
Assim, o que deve ser feito para evitar a possível ocorrência de corrupção na
interação
público/privado? Como tornar o financiamento eleitoral mais transparente? Que
estratégias podem ser adotadas para facilitar o monitoramento das doações
eleitorais?
Com relação às contratações públicas, é preciso avançar especialmente no combate
a
fraudes como o direcionamento de licitações e o conluio entre empresas para
excluir
outras da disputa por meio da combinação de preços entre si. Nesses casos, o
interesse
público é prejudicado pelo pagamento de preços superiores aos que seriam
atingidos caso
a competição fosse justa.
Para tanto, o uso de ferramentas de tecnologia da informação na detecção
preventiva de
irregularidades e no acompanhamento de preços do mercado são medidas que podem
contribuir para a prevenção de fraudes. Mas além dessas ações, que outras
estratégias
podem ser adotadas para evitar fraudes em licitações e contratos públicos? E
qual deve ser
o papel da sociedade na prevenção da corrupção nas licitações e contratos
públicos?
Nesse sentido, diante de todos os desafios a serem enfrentados, que
diretrizes/propostas
para a prevenção e combate à corrupção devem ser priorizadas para a elaboração
do
Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social?
Ordem de Prioridade: 1ª
votos: 41 Acabar com a pseudo pena administrativa de aposentadoria compulsória de
juízes com vencimentos e instituir outras penas mais fortes.
Ordem de Prioridade: 2ª
votos: 36 Fim da prescrição para quaisquer crimes que acarretem apropriação ilegal de
recursos públicos e tornar os crimes de corrupção em hediondos e inafiançáveis,
inclusive com o fim da imunidade parlamentar.
Ordem de Prioridade: 3ª
votos: 31 Tornar obrigatório nas repartições públicas a criação de comitês de Legistica
(ciência da elaboração, formatação das leis) em âmbito municipal, estadual e
federal para triar e divulgar as lei existentes referentes a sua eficaz
aplicação, divulgação e acesso às leis de transparência, controle social e
combate à corrupção (LC 101/00, LC 131/09, LF 12257, DL 7185/2010), bem como a
criação, nos órgãos municipais, estaduais e federais de espaços devidamente
estruturados com computadores e pessoal, treinado e capacitado, com o objetivo
de facilitar o acesso dos cidadãos a informações e dados referentes a receitas e
gastos dos governos.
Ordem de Prioridade: 4ª
votos: 27 Financiamento público exclusivo de campanha, contra a influência do poder
econômico ou abuso do exercício de função, cargo ou emprego como dispõe o art.
14, parágrafo 9º da Constituição Federal.
Ordem de Prioridade: 5ª
votos: 23 Responsabilidade solidária da cúpula partidária nos casos de condenação por
corrupção (improbidade e crimes de responsabilidade) de membro enquadrado na lei
Ficha Limpa, com interrupção total do repasse do fundo partidário.
Lista de Delegados Eleitos da cidade de SP em
27/02/12 para a etapa estadual
Foram eleitos 53 (cinquenta e três) delegados para a Etapa Estadual, sendo
divididos da seguinte forma:
36 (trinta e seis) delegados entre integrantes da Sociedade Civil;
11 (onze) delegados entre integrantes do Poder Público;
6 (seis) delegados entre integrantes dos Conselhos de Políticas Públicas.