Fórum de Transparência, Participação e Controle Social

A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública


New Document 1ª Consocial
Apresentação
Delegados Nacionais
Adesões Estaduais
Vídeos
Reunião online
Home


Propostas:

Nacional
Acre
Alagoas
Amapá
Amazonas
Bahia
Ceará
Distrito Federal
Espírito Santo
Goiás
Maranhão
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Pará
Paraíba
Paraná
Pernambuco
Piauí
Rio de Janeiro
Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul
Rondônia
Roraima
Santa Catarina
São Paulo SPO
Sergipe
Tocantins

Contato: andre61@gmail.com

Propostas Consocial Estado SERGIPE 2012

Criar rádios e tv's comunitárias voltadas à prestação de contas das ações, programas e projetos existentes nos municípios e divulgação dos serviços públicos locais, bem como transmitir a Seção da Câmara de Vereadores ao vivo.

Incluir na grade curricular conteúdos voltados para a formação cidadã com a realização de fóruns, debates, seminários, cursos, palestras e gincanas sobre gestão pública e cidadania, desde o Ensino Fundamental até o Ensino Superior

Implantar e implementar uma sede própria dos Conselhos de Políticas Públicas nos diversos segmentos/áreas, com o objetivo de fortalecer sua autonomia e melhor funcionamento, criando um espaço físico adequado, equipado com salas de reuniões e recepção com ouvidoria, independente da secretaria vinculada.

Criar um Portal daTransparência , onde sejam divulgados os gastos detalhados relacionados a folha de pessoal e os recursos públicos em geral como forma de combater a corrupção.

Criar Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa comDeficiência, incluindo-os como membros.

Agilizar o julgamento de contas e ações de improbidade administrativa, de modo que se houver sanções, estas sejam aplicadas dentro do próprio mandato.

Eleger o Presidente da Câmara através do voto popular.

Criar concursos Públicos para Conselheiros dos Tribunais de Contas daUnião, Estados e Municípios.

Implantar uma política educacional no ensino público e particular, onde seja inserida na grade curricular dos ensinos fundamental, médio e superior a disciplina Ciência Política voltada às políticas públicas que aborde temas sobre transparência, ética, cidadania e combate a corrupção, a exemplo da antiga "Educação Moral e Cívica".

Incluir na grade curricular das Escolas Públicas e privadas, desde a educação básica, disciplinas sobre políticas públicas, ética, cidadania e controle social.

Mudar o processo eleitoral para realizar uma eleição geral para Presidente, Governadores, Senadores, Deputados Federais e Estaduais, Prefeitos e Vereadores com realização de eleição a cada cinco (05) anos.

Promover eventos artístico-culturais nas áreas de teatro, música, artes plástica, literatura, com o Tema Transparência e Controle Social como meio de capacitação pública e a promoção da estrutura política e de Gestão Pública

Os Conselheiros do Tribunal de Contas deverão ser escolhidoS por voto popular.

Fazer cumprir a lei da ficha limpa e tornar vitalícia a sua punição.

Agilizar o processo de aplicação da Lei de Ficha Limpa.

Criar novos Conselhos dentro do município de acordo com as diretrizes das políticas nacionais, tais como: Conselhos da Juventude, da Mulher, dos Deficientes, GLBT, da Transparência e Controle Social, da Segurança Pública, etc, bem como fortalecendo e efetivando os já existentes.

Divulgar os bens adquiridos pelos gestores no período de exercício de seu mandato, ressaltando o que fora declarado antes da posse e o que foi adquirido no término da gestão.

Conceder remuneração aos conselheiros municipais de políticas públicas e conselheiros das entidades não governamentais, através da criação de JETTON, para estimular o melhor desempenho de suas funções e comprometimento por parte dos mesmos (deslocamento, alimentação e comunicação, participação de reuniões de fiscalização, deliberação e mobilização).

Não permitir que o Presidente do Conselho seja secretário da Secretaria vinculada.

Criar cartilhas ilustradas e jornal com linguagem acessível à população com informações sobre transparência pública de forma menos técnicaonde todos entendam as planilhas, fazendo a leitura das mesmas de forma simples e clara.