Fórum de Transparência, Participação e Controle Social

A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública


New Document 1ª Consocial
Apresentação
Delegados Nacionais
Adesões Estaduais
Vídeos
Reunião online
Home


Propostas:

Nacional
Acre
Alagoas
Amapá
Amazonas
Bahia
Ceará
Distrito Federal
Espírito Santo
Goiás
Maranhão
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Pará
Paraíba
Paraná
Pernambuco
Piauí
Rio de Janeiro
Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul
Rondônia
Roraima
Santa Catarina
São Paulo SPO
Sergipe
Tocantins

Contato: andre61@gmail.com

Propostas Consocial Estado PARAÍBA 2012

Liberar informações em banco de dados padronizados nas fases de projeto, licitação, execução, conclusão e acompanhamento da garantia contratada, criando condições para interação do cidadão com esse banco de dados.

IMPLANTAR O ORÇAMENTO DEMOCRÁTICO PARTICIPATIVO NAS TRÊS ESFERAS DE GOVERNO.

Garantir recursos federais, estaduais e municipais para participação dos conselheiros e conselheiras em capacitações, palestras, seminários e oficinas.

Fim do foro privilegiado para todas as instâncias e poderes

Incentivo para os cidadãos que fizerem denúncia de atos de corrupção, garantindo segurança, sigilo, proteção e percentual do montante recuperado.

Inserir no projeto político pedagógico e no currículo escolar a disciplinaética e cidadania, capacitando e treinando os professores, com a finalidade de, além de divulgar o acesso aos dados públicos, incentivarem os alunosa desenvolverem o seu poder de cidadão e exercerem a democracia.

Criar leis mais rígidas que possam punir com rigor corruptos e corruptores, com demissão, cassação do mandato e confisco de bens. Respondendo o processo afastados do cargo.

Para participar de licitação, toda empresa deve ter no mínimo 4 (quatro) anos de criação e, tanto ela como seus proprietários, nunca terem se envolvido em atos corruptos

Incluir nas Matrizes curriculares, em todos os níveis escolares da rede publica e privada de ensino os temas de cidadania, educação fiscal, ética, políticas públicas, transparencia, controle social, bem como, capacitar pais, familiares, professores, funcionarios e gestao escolar.

Que haja mais rapidez por parte do Tribunal de Contas, do Ministério Público e do Poder Judiciário nas investigaçõeS e averiguações das denúncias que são feitas pela sociedade civil

Criação de um Fórum Permanente de transparencia de controle social, nas esferas municipal, estadual e federal, com representação paritária da sociedade civil

Criar fóruns permanentes de conselhos nas tres esferas.

Criar e assegurar a casa dos conselhos, com infra-estrutura e condições adequadas para o exercicio das funções do conselho.

Incluir na Formação Continuada dos Professores nas temáticas relacionadas à Gestão Pública, Fiscalização, Transparência e Controle Social.

Criação de um cadastro nacional com relação de pessoas sem ficha limpa e que as mesmas fiquem impedidas de assumir qualquer cargo público

Realizar conferências Municipais a cada 2 anos, cujo intuito é fomentar cada vez mais a mobilização social, garantindo nas Conferências um momento de apresentação dos resultados das propostas das Conferências anteriores, para dar retorno as respectivas propostas.

Fiscalizar de forma criteriosa os poderes municipais, estaduais e federal, em relação a doações para entidades de assistência
Garantir a autonomia financeira e administrativa dos conselhos, atraves de dotação na lei orçamentaria

Criar Lei determinando a criação de ouvidoria de caráter interativo, que além de ter como funções de receber denuncias, sugestões tenha também a função de acompanhar e subsidiar os gastos públicos, com autonomiado ouvidor.

CRIAÇÃO DE CONSELHOS DE TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL NAS ESFERAS ADMINISTRATIVAS: MUNICIPAL, ESTADUAL E FEDERAL.