Fórum de Transparência, Participação e Controle Social

A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública


New Document 1ª Consocial
Apresentação
Delegados Nacionais
Adesões Estaduais
Vídeos
Reunião online
Home


Propostas:

Nacional
Acre
Alagoas
Amapá
Amazonas
Bahia
Ceará
Distrito Federal
Espírito Santo
Goiás
Maranhão
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Pará
Paraíba
Paraná
Pernambuco
Piauí
Rio de Janeiro
Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul
Rondônia
Roraima
Santa Catarina
São Paulo SPO
Sergipe
Tocantins

Contato: andre61@gmail.com

Propostas Consocial Estado MATO GROSSO DO SUL 2012

CRIAR E DIVULGAR PORTAIS DE TRANSPARÊNCIA EM CADA MUNICÍPIO, COM A INSERÇÃO DE DADOS REFERENTES A RECEITAS, APLICAÇÕES, ANDAMENTO DE OBRAS PÚBLICAS, CONVÊNIOS, PARCERIAS, REPASSES, LICITAÇÕES ENTRE OUTROS, COM LINGUAGEM CLARA E DE FÁCIL COMPREENSÃO, SERVINDO ESTE COMO FERRAMENTA DE TRANSPARÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, COMPROVANDO DETALHADAMENTE A VERACIDADE DAS INFORMAÇÕES.

CRIAR UM PROJETO DE LEI COM O OBJETIVO DE REVOGAR A IMUNIDADE PARLAMENTAR E O FORO PRIVILEGIADO NOS TRÊS PODERES. (ORIGEM MS.M.0069.17.2 E MS.M.0217.10.2)

GARANTIR AOS CONSELHEIROS CAPACITAÇÃO E QUALIFICAÇÃO CONTINUADA SOBRE NOÇÕES EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, ORÇAMENTO PÚBLICO, PRESTAÇÃO DE CONTAS, CONTABILIDADE GOVERNAMENTAL E LEGISLAÇÃO PÚBLICA, SENDO OS CURSOS PROMOVIDOS PELAS TRÊS ESFERAS DE GOVERNO.

ATUALIZAR O CODIGO PENAL COM PROPOSICAO DE PROJETO DE LEI ONDE A CORRUPCAO SEJA CONSIDERADA CRIME HEDIONDO OU EQUIPARADO, AGRAVANDO-SE SOB PENA, SE O DESVIO TIVER RELACAO COM VERBAS DESTINADAS A SAUDE, EDUCACAO E ASSISTENCIA SOCIAL, DETERMINANDO O FIM DO FORO PRIVILEGIADO.

RIGOR NA PUNIÇÃO DOS POLITICOS CONDENADOS POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA COM FIM DA IMUNIDADE PARLAMENTAR GARANTINDO A DEVOLUÇÃO ATUALIZADA CORRIGIDA DOS RECURSOS DESVIADOS DOS COFRES PUBLICOS E PERDA DO DIREITO DE CANDIDATAR-SE A QUALQUER CARGO ELETIVO.

QUE O MANDATO DOS VEREADORES, DEPUTADOS ESTADUAIS E FEDERAIS E SENADORES SIGA AS MESMAS REGRAS DE PREFEITO, GOVERNADOR E PRESIDENTE, OU SEJA, APENAS UMA REELEIÇÃO.

PROMOVER O BLOQUEIO DE RECURSOS, IMPEDINDO QUALQUER GASTO COM PUBLICIDADE, TODA VEZ QUE HOUVER DESCUMPRIMENTO DAS REGRAS DA TRANSPARÊNCIA PUBLICA.

QUE O CANDIDATO POLÍTICO ELEITO CUMPRA SEU MANDATO E NÃO POSSA AFASTAR-SE PARA OCUPAR CARGOS COMISSIONADOS.

(NOVA REDACAO) - QUE TODOS OS CARGOS DOS ORGAOS DE FISCALIZAÇAO SEJAM OCUPADOS POR FUNCIONARIOS DO QUADRO EFETIVO TENDO PLANO DE CARGOS E CARREIRAS E QUENÃO SEJAM ORIUNDOS DA VIDA POLITICA. (ORIGEM: MS.R.0293.18.4- MS.R.0858.04.4)

CRIAR UMA LEI DE PUNIÇÃO AO GESTOR QUE NÃO PASSAR INFORMAÇÕES À SOCIEDADE DOS GASTOS PÚBLICOS OU DIFICULTAR AS INFORMAÇÕES SOLICITADAS.

(NOVA REDAÇÃO): INCLUSÃO EM GRADE CURRICULAR COMO CONTEÚDO DOS ÚLTIMOS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, NO ENSINO MÉDIO E OBRIGATORIAMENTE EM TODOS OS CURSOS DE ENSINO SUPERIOR DE TEMAS E ASSUNTOS LIGADOS À TRANSPARÊNCIA PUBLICA.

TORNAR OBRIGATÓRIA A DIVULGAÇÃO PELO PODER PÚBLICO SOBRE OS PROCEDIMENTOS LICITATORIOS GARANTINDO MEIOS PARA QUE A SOCIEDADE TENHA UMA MAIOR PARTICIPAÇÃO EM LICITAÇÕES PÚBLICAS ATRAVÉS DE REPRESENTANTES CIVIS, DANDO CREDIBILIDADE A MESMA E EVITANDO A CORRUPÇÃO E INTERESSES PESSOAIS POLÍTICOS QUE POSSAM TRAZERPREJUÍZO A COMUNIDADE E QUE NA COMISSÃO DE LICITAÇÃO DOS TRÊS ENTES FEDERADOS HAJA GARANTIA DA PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL EM 1\3 DA COMISSÃO.

(NOVA REDAÇÃO): ELIMINAÇÃO DO VOTO SECRETO NAS CASAS LEGISLATIVAS, EM TODOS OS NÍVEIS, VISANDO MAIOR TRANSPARÊNCIA. (ORIGEM: MS.R.0172.10.1, MS.R.0293.01.1, MS.M.0745.18.4, MS.M.0069.10.4 E MS.R.0172.04.4)

CRIAR E IMPLANTAR, EM NÍVEL MUNICIPAL, ESTADUAL E FEDERAL, O CONSELHO DA TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL, COM A MISSÃO DE FAZER A INTERFACE, INTERAÇÃO E INTEGRAÇÃO ENTRE OS CONSELHOS DE GESTÃO PÚBLICA E DE DIREITOS, COMPOSTO POR 50% SOCIEDADE CIVIL; 25% CONSELHEIROS E 25% DO PODER PÚBLICO.

TRANSPARÊNCIA NAS PRESTAÇÕES DE CONTAS, COM LINGUAGEM CLARA E DE FÁCIL ENTENDIMENTO, UTILIZANDO OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO PARA A DIVULGAÇÃO DAS INFORMAÇÕES.(ORIGEM: MS.M.0745.02.2)

PROPICIAR A CONSCIENTIZAÇÃO DOS DIREITOS E DEVERES DOS CIDADÃOS,ATRAVÉS DE DIVULGAÇÃO NA MÍDIA, EM LINGUAGEM ACESSÍVEL E ATRATIVA E EM HORÁRIO DE MAIOR AUDIÊNCIA, DA EXISTÊNCIA DOS MECANISMOS DE CONTROLE INTERNO E EXTERNO DE FISCALIZAÇÃO DAS CONTAS PÚBLICAS

CRIAR UM PROJETO DE LEI IMPLANTANDO E REGULAMENTANDO AS ESCOLAS DE CONSELHOS PARA CAPACITAR OS CONSELHEIROS E SERVIDORES DAS TRÊS ESFERAS DE GOVERNO EM SEUS SEGMENTOS, PROPORCIONANDO MAIOR CONHECIMENTO SOBRE SUAS RESPONSABILIDADES ENQUANTO ÓRGÃO FISCALIZADOR. (ORIGEM MS.R.0172.05.2, MS.R.0172.06.2 E MS.R.0894.02.2)

FISCALIZACAO DE ONGS QUE RECEBEM RECURSOS PUBLICOS, QUE FAÇAM PRESTAÇOES DE CONTAS COM TRANSPARÊNCIA.

CRIAR UM PORTAL COM AS NORMAS, PROCEDIMENTOS, CLASSIFICAÇÃO E SELEÇÃO PARA DISTRIBUIÇÃO E SELEÇÃO DE CANDIDATOS CONTEMPLADOS COM AS CASAS POPULARES.

CRIAR E TRABALHAR MATERIAL INFORMATIVO COMO JORNAIS, GIBIS, SITES, CARTILHAS EDUCATIVAS, DESTINADOS AO PÚBLICO INFANTO-JUVENIL SOBRE A EDUCAÇÃO FISCAL. (ORIGEM: MS.R.0725.13.1)