Implantar na matriz curricular disciplinas curriculares e
extracurriculares, atividades interdisciplinares, cartilhas ou quaisquer
processos de formação no âmbito escolar, trabalhando os temas relacionados a
fundamentação da gestão pública, políticas públicas, direito público, controle
social na gestão pública, ética e cidadania, prestação de contas, contas
públicas e transparência. Essa iniciativa tem o objetivo de incentivar e
estimular os alunos e cidadãos a compreenderem o dever de cidadania, da
participação na sociedade e na gestão pública, os conceitos orçamentários, de
gestão e políticas públicas, enfatizando aparticipação popular e a mobilização
social e informando sobre seu papel fiscalizador, além de incentivar a prática
de buscar informações em diversos meios de comunicação no município e nas outras
esferas de governo. Devendo ser utilizada metodologia de fácil compreensão,
abordagem de forma gradativa, discussões específicas para adolescentes e que
cada escola eleja dois representantes para participação em audiências públicas.
Abrangendo escolas públicas e particulares além de outros espaços educacionais,
desde o ensino fundamental até o superior. Bem como, baixar uma resolução
sugerindo à Secretaria de Educação a inserção de políticas públicas no currículo
escolar.
Criação de uma comissão entre Poder Público e sociedade civil organizada para
acompanhamento das licitações em âmbito municipal e aberto à participação
popular com divulgação dos resultados em todos os meios de comunicação do
município.
Criação e manutenção de uma estrutura física para funcionamento dos conselhos
(Casa dos Conselhos), com a disponibilização de toda infraestrutura necessária
para o exercício de suas atividades (mobiliário, recursos humanos, recursos
materiais, equipamentos).
Negar ao Poder Legislativo a capacidade de aprovar contas rejeitadas pelos
tribunais de contas.
Fortalecer as instituições de controle interno e combate à corrupção, tais como
a CGU e as controladorias municipais, por meio da melhoria e ampliação da
infraestrutura, expansão e aperfeiçoamento do quadro de pessoal, ampliação de
programas de fiscalização e auditoria.
Tornar a corrupção crime hediondo.
Acabar com o foro privilegiado em todas as instâncias de poder, para todos os
agentes públicos e políticos nos casos de crimes de corrupção e contra à
administração pública
Aperfeiçoar a Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar Nº 135/2010) com punições
mais severas como a suspensão indeterminada de direitos políticos e a ampliação
do seu escopo de forma a abranger os cargos de carreira, cargos em comissão e
funções gratificadas.
Estabelecer cadastro integrado (banco de dados nacional) nas três esferas de
governo, das empresas inidôneas, atingindo seus responsáveis legais,
impedindo-os da formação de novas sociedades empresariais eexcluindo-os de novos
processos licitatórios.
Uso de fundo público como forma exclusiva de financiamento de campanhas
eleitorais.
Promover na educação básica (infantil, fundamental e médio), nos grupos sociais
e nas organizações da sociedade civil a abordagem transversal dos temas
relacionados à ética, controle social, política, direito constitucional,
prevenção e combate à corrupção e valorização do patrimônio público.
Criar programa de capacitação destinado à sociedade civil e poder público para o
exercício Pleno dos Direitos e Deveres relacionados aTransparência e Controle
Social. A aplicação de recursos deve ser definida pelo Conselho Municipal de
Transparência.
Criar ouvidorias virtuais e presencias nos órgãos que compõem a administração
pública direta e indireta de todos os entes da federação.
Realizar audiências/debates públicas ou sessões específicas da Câmara de
Vereadores sobre temas relacionados ao controle social e/ou sobre uma reforma
tributária e fiscal progressiva, utilizando-se locais como praças públicas,
bairros, escolas e comunidades locais e objetivando incentivar a participação da
sociedade civil organizada na elaboração do orçamento participativo, dentre
outros temas; elaboração do planejamento até a prestação de contas; promover a
transparência; informar aos cidadãos sobre o funcionamento da gestão pública, a
importância da fiscalização do Poder Executivo e Legislativo, orientando-os na
fiscalização dos recursos e bens públicos; e para superar o paradoxo do Brasil
ocupar o 6 º lugar no PIB mundial, mas o 88º em qualidade daeducação e 84º no
IDH. Deve-se dar ampla divulgação em todos os meios de comunicação em locais
reconhecidos, com pessoal especializado para prestar esclarecimento sobre as
contas; emitir a convocação pelo executivo e legislativo, com prazo mínimo de 15
dias, divulgação a pauta antecipadamente da sessão da Câmara de Vereadores;
contar com a parceria das ouvidorias; e que haja a qualificação de pessoas da
comunidade que venham a funcionar como multiplicadores dasinformações. Que o
município realize as audiências independentemente de determinação das esferas
estadual e federal, e deve-se buscar o incentivo do Ministério Público.
Estruturar os arquivos públicos e capacitar continuamente os funcionários
públicos municipais para que estejam preparados a repassar informações de forma
correta e simples à população, facilitado, assim, o acompanhamento do controle
social e da administração pública.