Fórum de Transparência, Participação e Controle Social

A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública


New Document 1ª Consocial
Apresentação
Delegados Nacionais
Adesões Estaduais
Vídeos
Reunião online
Home


Propostas:

Nacional
Acre
Alagoas
Amapá
Amazonas
Bahia
Ceará
Distrito Federal
Espírito Santo
Goiás
Maranhão
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Pará
Paraíba
Paraná
Pernambuco
Piauí
Rio de Janeiro
Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul
Rondônia
Roraima
Santa Catarina
São Paulo SPO
Sergipe
Tocantins

Contato: andre61@gmail.com

Propostas Consocial Estado AMAZONAS 2012

DESTINAR PELO MENOS 20 % DO ORÇAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DOS GOVERNOS FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL, PARA PROMOVER, ATRAVÉS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E OUTRAS FORMAS DE MÍDIA, A TRANSPARÊNCIA PÚBLICA.

FORTALECER OS MOVIMENTOS SOCIAIS E AS COMUNIDADES, GARANTINDO ACESSO AOS PROGRAMAS DE CAPACITAÇÃO BÁSICA E CONTROLE, POR MEIO DA CRIAÇÃO DE UMA ESCOLA PERMANENTE NOS ESTADOS E MUNICÍPIOS PARA FORMAÇÃO DE LÍDERES COMUNITÁRIOS E AGENTES MULTIPLICADORES DA TEMÁTICA "CONTROLE E FISCALIZAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA".

PROMOVER A CRIAÇÃO DO CONSELHO NACIONAL DE TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL, PARA A CRIAÇÃO MUDANÇAS DOS CRITÉRA AVALIAÇÃO DA TRANSPARÊNCIA PÚBLICA.

FORTALECER OS MECANISMOS DE PUNIÇÃO E DAR CELERIDADE NOS JULGAMENTOS DE PROCESSOS QUE ENVOLVAM GASTOS PÚBLICOS E ATOS DE CORRUPÇÃO, CONSIDERANDO-OS COMO CRIMES HEDIONDOS.

IMPLANTAR "TERMINAIS DE TRANSPARÊNCIA", COM A INSTALAÇÃO DE COMPUTADORES NAS ESCOLAS PÚBLICAS, NOS BANCOS ESTATAIS E DEMAIS ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS, COM DADOS RELATIVOS ÀS RECEITAS, DESPESAS E OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS, INCLUSIVE OS BOLETINS E RELATÓRIOS DOS ÓRGÃOS DE CONTROLE INTERNO E EXTERNO, ACESSÍVEIS A TODOS OS CIDADÃOS.

PROMOVER MUDANÇAS DE CRITÉRIOS PARA INDICAÇÃO DE CONSELHEIROS DOS TRIBUNAIS DE CONTAS DA UNIÃO E DOS ESTADOS, DOS CHEFES DO MINISTÉRIO PÚBLICO E DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO E DOS ESTADOS, SEM INDICAÇÃO DO PODER EXECUTIVO, DANDO AOS ÓRGÃOS AUTONOMIA NA ESCOLHA DE PROFISSIONAIS DE CARREIRA.

INSERIR NA GRADE CURRICULAR DAS ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES, EM TODOS OS NÍVEIS DE ENSINO, A DISCIPLINA "TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL".
ELEIÇÃO PÚBLICA NO ÂMBITO DA COMUNIDADE ESCOLAR PARA ELEGER OS GESTORES DA ESCOLAS.

OBRIGAR A IMPLANTAÇÃO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO EM TODOS OS NÍVEIS DE GOVERNO, ESTABELECENDO METAS ANUAIS PARA OS GESTORES E GARANTIR A PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA.

CRIAR E GARANTIR A SEMANA NACIONAL SOBRE TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL COM DISTRIBUIÇÃO DE MATERIAIS COM LINGUAGEM POPULAR PARA A SOCIEDADE EM GERAL E REALIZAÇÃO DE FÓRUNS, DEBATES E PALESTRAS (POR EXEMPLO: CÓDIGO DE ÉTICA DO FUNCIONALISMO PÚBLICO), INCENTIVANDO A MÍDIA PRIVADA E PÚBLICA A PRODUZIR PROGRAMASESPECÍFICOS, SOB A RESPONSABILIDADE DE ÓRGÃOS DE FISCALIZAÇÃO E CONTROLE SOCIAL.

GARANTIR A ESAF - ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA COMO ENTIDADE FORMADORA EM TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL PARA AGENTES POPULARES, INDÍGENAS,AFRO-DESCEDENTES, POVOS TRADICIONAIS E PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS.

GARANTIR A FORMAÇÃO CONTINUADA EM "TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL" PARA OS PROFESSORES DE TODOS OS NÍVEIS DE ENSINO.

AMPLIAÇÃO DA DIVULGAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS LICITATÓRIOS E A REALIZAÇÃO DE AUDIÊNCIAS PÚBLICAS OBRIGATÓRIAS PARA PRESTAÇÃO DE CONTAS EM TODAS AS ESFERAS DE PODER.

GARANTIR A IMPLEMENTAÇÃO DE PLANOS DE COMUNICAÇÃO, UTILIZANDO AS DIVERSAS MÍDIAS PARA DIVULGAÇÃO E TRANSPARÊNCIA DA GESTÃO PÚBLICA, DE ACORDO COM A REALIDADE LOCAL

GARANTIR AOS CONSELHOS AUTONOMIA FINANCEIRA, ESTANDO CONTEMPLADA NO PPA, NA LOA E NA LDO.

CRIAÇÃO DE UMA CONTROLADORIA GERAL CIVIL INDEPENDENTE.

GARANTIR A CAPACITAÇÃO DOS CONSELHEIROS DE POLÍTICAS PARA MELHORAR A ATUAÇÃO NO CONTROLE SOCIAL E DESENVOLVER UMA CULTURA DE TRANSPARÊNCIA JUNTO À SOCIEDADE CIVIL, A PARTIR DA EDUCAÇÃO.

ACELERAR O PROCESSO DE VOTAÇÃO DA REFORMA POLÍTICA, SOBRETUDO COM EXTINÇÃO DO FORO PRIVILEGIADO.

GARANTIR AOS MUNICÍPIOS, COM POPULAÇÃO ATÉ 50 MIL HABITANTES, UM LINK DE ACESSO À INTERNET PARA IMPLEMENTAÇÃO DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA.

ESTABELECER A OBRIGATORIEDADE DE AUDIÊNCIAS PÚBLICAS SOBRE OS REAJUSTES DAS TARIFAS DE SERVIÇOS PÚBLICOS (ÁGUA, TRANSPORTE, IPTU, ETC...), CONVOCANDO A SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA, COM AMPLA DIVULGAÇÃO, ATRAVÉS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO TELEVISIVO, ESCRITO E FALADO, COM ANTECEDÊNCIA DE, NO MÍNIMO, 30 DIAS.