Fórum de Transparência, Participação e Controle Social

A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública


New Document 1ª Consocial
Apresentação
Delegados Nacionais
Adesões Estaduais
Vídeos
Reunião online
Home


Propostas:

Nacional
Acre
Alagoas
Amapá
Amazonas
Bahia
Ceará
Distrito Federal
Espírito Santo
Goiás
Maranhão
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Pará
Paraíba
Paraná
Pernambuco
Piauí
Rio de Janeiro
Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul
Rondônia
Roraima
Santa Catarina
São Paulo SPO
Sergipe
Tocantins

Contato: andre61@gmail.com

Propostas Consocial Estado ALAGOAS 2012

INCLUIR NA GRADE CURRICULAR DAS ESCOLAS DO PAÍS INFORMAÇÕES CLARAS E OBJETIVAS SOBRE RECEITAS E DESPESAS DA GESTÃO PÚBLICA, BEM COMO A IMPLANTAÇÃO NO 1º E 2º GRAU DA MATÉRIA OBRIGATÓRIA EQUIVALENTE AO " CONTROLE DA GESTÃO PÚBLICA".

PROMOVER E GARANTIR, COM DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA PRÓPRIA A CAPACITAÇÃO CONTINUADA DOS CONSELHEIROS, SOCIEDADE CIVIL E PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO COMO SUBSÍDIOS PARA UMA MELHOR ATUAÇÃO NO CONTROLE SOCIAL.

Elaborar e aprovar a lei que repasse os recursos de 1% do orçamento público nas três esferas de governo para os conselhos de direito e de políticas públicas municipal dos direitos da criança e do adolescente.

ACABAR COM A IMUNIDADE PARLAMENTAR E O FÔRO PRIVILEGIADO ATRAVÉS DO PLEBISCITO NACIONAL.

CRIAR CONSELHO DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO PÚBLICA, NAS TRÊS ESFERAS, FEDERAL ESTADUAL E MUNICIPAL, COMPOSTO POR REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL 60% E REPRESENTANTES DO PODER PÚBLICO 40%, TODOS ELEITOS DEMOCRATICAMENTE DENTRO DE SEUS SEGMENTOS, TRABALHANDO EM CONJUNTO NO PLANEJAMENTO, DEFINIÇÃO, LEGISLAÇÃO, FISCALIZAÇÃO E CONTROLE DA GESTÃO DA INFORMAÇÃO PÚBLICA, OBJETIVANDO A EFETIVAÇÃOM DA TRANSPARÊNCIA ADIMINISTRATIVA. O CONSELHO PODERÁ TER ASSESSORAMENTO DE INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS PREPARADAS E QUE ESTEJAM DE ACORDO COM OS PRESSUPOSTOS ELENCADOS E APROVADOS.

PROMOVER ATRAVES DO MINISTÉRIO PÚBLICO MAIOR AGILIDADE PARA EFETIVAÇÃO DA LEI QUE CONFISQUE OS BENS DO POLÍTICO CORRUPTO E SEUS FAMILIARES, ATÉ O TERCEIRO GRAU, DESTINANDO-SE A SAÚDE, EDUCAÇÃO E SEGURANÇA PÚBLICA CRIANDO MECANISMOS PARA TIRAR DO CORRUPTO TAMBÉM OS BENS ADQUIRIDOS DURANTE A GESTÃO E QUE NÃO FORAM DECLARADOS ANTES DA ELEIÇÃO.

APERFEIÇOAMENTO E EFETIVAÇÃO DAS LEIS TORNANDO A CORRUPÇÃO CRIME HEDIONDO CONTEMPLANDO MAIOR RIGIDEZ NA APLICAÇÃO DAS PUNIÇÕES, E MAOIR CELERIDADE PROCESSUAL NAS APURAÇÕES DOS DELITOS, TANTO PARA O CORRUPTO QUANTO PARA O CORRUPTOR PUNIDO QUEM DESVIA DINHEIRO PÚBLICO AMPLIANDO O TEMPO DE CASSAÇÃO DOS DIREITOS POLÍTICOS, COMO TAMBÉM AUMENTANDO O PRAZA PRESCRICIONAL E TORNANDO INAFIANÇÁVEL OS CRIMES DE CORRUPÇÃO.

GARANTIR A AUTONOMIA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA DOS CONSELHOS ATRAVÉS DE RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS E FINANCEIROS CRIANDO DESPOSITIVOS QUE GARANTAM A SUA EFETIVAÇÃO.

IMPLANTAR NA GRADE CURRICULAR DAS ESCOLAS E DAS UNIVERSIDADES, MATÉRIAS VOLTADAS PARA OS DIREITOS DO CIDADÃO E CONTROLE À GESTÃO PÚBLICA.

Demitir servidores públicos das três esferas do governo e dos três poderes, condenados por crime de corrupção, impedindo que os mesmos tenham acesso a cargos eletivos.

EFETIVAR NO CURRÍCULO ESCOLAR CONTEÚDOS RELACIONADOS À CIDADANIA ( POLÍTICAS SOCIAIS PÚBLICAS, TRANSPARÊNCIA, CONTROLE SOCIAL E ETC).

GARANTIR EQUIPE TÉCNICA PARA APOIAR NAS PRESTAÇÕES DE CONTAS SEM VÍNCULO COM O GESTOR E DO QUADRO EFETIVO.

Combater o conluio entre licitantes e órgão públicos.

IMPLANTAR NA SEDE DA CÂMARA DE VEREADORES E NA PREFEITURA, A SALA DE TRANSPARÊNCIA", DOTADA DE PESSOAL QUALIFICADO E DE EQUIPAMENTO DE INFORMÁTICA, ONDE QUALQUER CIDADÂO POSSA OBTER INFORMAÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL NO TACANTE A ORÇAMENTO, LICITAÇÕES, CONTRATAÇÕES, RECEITAS, DESPESAS E PAGAMENTOS.

Criar um conselho de controle social e transparência nas três esferas do Governo, com paridade: 60% sociedade civil, 30% conselhos e 10% de poder público.

DISPOR DA CASA DOS CONSELHOS PARA A ATUAÇÃO DOS CONSELHOS, ONDE POSSA SEVIR DE PONTO DE REFERÊNCIA, LOCAL PARA REUNIÕES, ARQUIVOS DE DOCUMENTAÇÃO ENTRE OUTROS.

Fazer cumprir a criação do portal de transparência municipal para divulgação dos gastos públicos,de todas as atividades do município e do quadro de pessoal e lotação de todas as secretarias apenando seu descumprimento como crime de responsabilidade.

ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA INFORMAÇÃO BRASILEIRA ATRAVÉS DA PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE COMOUM TODO TENDO COMO FOCO A VISÃO MULTIFINALITÁRIA DA INFORMAÇÃO DE TAL FORMA QUE A APRTIR DA ORGANIZAÇÃO DO BANCO DE DADOS ALFANUMÉRICO E DO MAPA GEOREFERENCIADO INTEGRE INFORMAÇÕES REFERENTES A EDUCAÇÃO, SAÚDE, TRANPORTE, SEGURANÇA PÚBLICA, DE NATUREZA IMOBILIÁRIA, TRIBUTÁRIA, JUDICIAL, PATRIMONIAL, AMBIENTAL E OUTRAS DE INTERESSES PARA A GEATÃO PÚBLICA, INCLUSIVE SOBRE PLANOS, PROGRAMAS E PROJETOS, VISANDO A CRIAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DAS BASES DE DADOS PÚBLICAS.

Fiscalizar por meio da CGU todos os municípios, independente de sorteio.

Condicionar a aprovação dos projetos municipais e estaduais e o orçamento dos Municípios, Estados e União ao debate público prévio, tornando obrigatório o chamamento da sociedade e a publicização das informações.