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Publicação reúne experiências inovadoras da Controladoria Geral do Município
2016.05.25
Fonte: PMSP-CGM

Lançamento marca três anos de criação do órgão e quatro anos da Lei de Acesso à Informação; obra está disponível para  download gratuito

Foi lançada nesta quarta-feira (25/05) a publicação “Controladoria em Casos: experiências inovadoras para o combate à corrupção e a promoção da integridade na cidade de São Paulo”, que reúne 17 ações desenvolvidas pelas cinco áreas que compõem a Controladoria Geral do Município (CGM-SP) – Ouvidoria Geral do Município, Corregedoria Geral, Coordenadoria de Auditoria Interna, Coordenadoria de Promoção da Integridade e Coordenadoria de Defesa do Usuário do Serviço Público Municipal.

Desenvolvida pela CGM-SP, a obra de 58 páginas detalha cada uma das iniciativas com metodologia utilizada, resultados e atores envolvidos. O objetivo é documentar as iniciativas inovadoras, de maneira que possam ser conhecidas e replicadas em outros órgãos de controle e gestões municipais.

O lançamento marca os três anos do órgão e afirma o êxito obtido no cumprimento das atividades que visam à prevenção e combate à corrupção e ao fomento ao bom uso dos recursos públicos, abrangendo todos os órgãos e entidades da administração municipal. Na publicação, um infográfico traz um balanço com os principais números e resultados dessa trajetória.

No mês de maio, também são registrados quatro anos da criação da Lei de Acesso à Informação (LAI). No período, a cidade de São Paulo obteve importantes resultados nessa área, como a nota 10 tirada na Escala Brasil Transparente, criada pela Controladoria Geral da União (CGU) para medir a adoção de medidas de transparência em municípios e estados.

Entre as experiências que se destacam no Controladoria em Casos estão:

  • Criação do Café Hacker, metodologia que promove a participação no processo de abertura de dados e sistemas;

  • Mecanismos inovadores de auditoria e análise patrimonial de funcionários, que levou à descoberta e desarticulação da Máfia do ISS Habite-se;

  • Realização de oficinas sobre a Lei de Acesso à Informação, criação do Pedido Respondido! e monitoramento do sistema e-SIC;

  • Publicação, na íntegra, de contratos e convênios da Prefeitura no Portal da Transparência e

  • Criação do Diário Livre, plataforma que torna o Diário Oficial da Cidade mais acessível;