Fórum de Transparência, Participação e Controle Social

A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública


New Document 1ª Consocial
Apresentação
Delegados Nacionais
Adesões Estaduais
Vídeos
Reunião online
Home


Propostas:

Nacional
Acre
Alagoas
Amapá
Amazonas
Bahia
Ceará
Distrito Federal
Espírito Santo
Goiás
Maranhão
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Pará
Paraíba
Paraná
Pernambuco
Piauí
Rio de Janeiro
Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul
Rondônia
Roraima
Santa Catarina
São Paulo SPO
Sergipe
Tocantins

Contato: andre61@gmail.com

01/09/2013 19h30

Projeto de Lei que cria Conselho Municipal de Transparência - Minuta CGM disponível

Primeira versão da Minuta estará disponível para consulta e comentários na Internet de 1 a 30 de setembro; audiência pública será realizada em 10 de setembro para participação presencial
Fonte: Controladoria Geral do Município (CGM)

Dando continuidade ao processo de construção participativa do Conselho Municipal de Transparência e Controle Social, a Controladoria Geral do Município (CGM) disponibiliza a partir deste domingo (1/9) a minuta do projeto de Lei que cria o órgão colegiado.

O texto, que ainda pode passar por mudanças sugeridas pela população, está disponível para consulta e recebimento de propostas no site www.controladoriaconsulta.info até 30 de setembro.

Também foi disponibilizado no mesmo site documento contendo a devolutiva do processo, com a sistematização de todas as propostas recebidas até o momento e a justificativa da CGM sobre as opções feitas na Minuta.

A iniciativa cumpre o cronograma estabelecido pela Coordenadoria de Promoção da Integridade (COPI), área daCGM responsável pelos diálogos com a sociedade civil.

Como participar
No site Controladoria Consulta, o munícipe poderá obter explicações e sugerir mudanças em cada parágrafo do texto original, dando sua contribuição para a criação do futuro Conselho.

Além disso, no próximo dia 10, entre 18h30 e 21h30, será realizada uma Audiência Pública sobre a minuta no Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo (Rua Genebra, 25, Centro).

Outro momento presencial não previsto no cronograma inicial deve ser realizado em 26 de setembro à noite. O presidente do Conselho Municipal de Transparência e Controle Social de Londrina (PR), Fábio Cavazotti, vem a São Paulo a convite da CGM para compartilhar a experiência daquele órgão. Mais detalhes sobre esse evento serão divulgados em breve.

Após o período de consulta, a CGM fará nova sistematização com as contribuições recebidas pela Internet e na Audiência Pública, e uma segunda versão da minuta deve ser apresentada em 16 de outubro, com novo documento de devolutiva. A previsão da COPI é de que o texto final de criação do Conselho seja lançado em 4 de novembro deste ano.

Visite o site Controladoria Consulta.

Acesse o documento de Devolutiva.


Primeira versão do texto que cria o Conselho Municipal de Transparência é apresentada em Audiência Pública
Sociedade Civil teve a oportunidade de sugerir mudanças; processo passará por outras etapas
11/09/13

Representantes da Sociedade Civil e dos Poderes Legislativo e Executivo puderam participar, na última terça-feira (10), da Audiência Pública sobre a primeira versão da minuta de projeto de Lei que criará o Conselho Municipal de Transparência e Controle Social (CMTCS) de São Paulo. A iniciativa, de autoria da Controladoria Geral do Município (CGM), significou o cumprimento de mais uma etapa do processo de criação do CMTCS.

“Nossa intenção é fomentar a participação social em cada etapa de criação deste Conselho. Afinal, ele será, futuramente, um importante instrumento social para estabelecer diretrizes no que se refere a ações de transparência e capacitação da sociedade para o exercício do Controle Social na cidade de São Paulo”, comentou o Controlador Geral do Município, Mário Spinelli.

A audiência pública do dia 10 significou um momento complementar de contribuição pública à proposta, uma vez que o texto já está disponível para consulta e comentários desde 1º de setembro. O texto da minuta não é definitivo e permanece disponível para comentários em uma ferramenta para consulta pública até 30 de setembro. Após o fim desta etapa de consulta pública, a CGM apresentará uma nova versão da minuta do Projeto de Lei.
Na construção da primeira versão da minuta foram consideradas três fontes de contribuições: deliberações da Conferência Nacional de Transparência e Controle Social (Consocial), sugestões dadas durante seminário ocorrido em 30 de julho e propostas enviadas por formulário online.

A atual minuta do projeto de lei prevê, por exemplo, que a escolha dos membros do futuro Conselho seja feita por processo eleitoral. O colegiado seria composto por 15 conselheiros titulares, sendo nove representantes da Sociedade Civil e seis do Pode Público. Entre as suas futuras atribuições deste Conselho estariam as de deliberar sobre as diretrizes e contribuir para a formulação de políticas públicas de transparência e de combate à corrupção no município de São Paulo, monitorar a execução de metas relativas à transparência e ao controle social no Programa de Metas do município de São Paulo, zelar pelo acesso dos cidadãos a dados e informações de interesse público.
Londrina
No processo de discussão do CMTCS de São Paulo, a CGM convidou para vir à capital paulista o presidente do Conselho Municipal de Transparência e Controle Social de Londrina (PR), Fábio Cavazotti. A sugestão da CGM é que Cavazotti compartilhe a experiência da cidade paranaense na construção e consolidação de seu Conselho. Esse evento deverá ser realizado na Câmara Municipal de São Paulo.


17/09/2013 13h29
CGM promove bate-papo com presidente do Conselho de Transparência de Londrina

Sociedade civil poderá conhecer a experiência da cidade paranaense na criação de um CMTCS
A convite da Controladoria Geral do Município (CGM), o presidente do Conselho Municipal de Transparência e Controle Social de Londrina (PR), Fábio Cavazotti, estará na capital paulista para compartilhar a experiência da cidade paranaense quanto ao processo de construção e consolidação do Conselho.

O evento, aberto ao público, acontece no próximo dia 26, de 18h30 a 21h00, na Sala Oscar Pedrosa Horta na Câmara Municipal de São Paulo, situada no Palácio Anchieta (Viaduto Jacareí, nº 100, Bela Vista).

O Conselho de Londrina foi um dos primeiros órgãos colegiados dedicados à questão da transparência a serem implantados em nível municipal após a realização da Conferência Nacional de Transparência e Controle Social (Consocial), em 2012.

A experiência foi citada por diversas pessoas e organizações como referência a ser considerada no processo de construção de um conselho similar em São Paulo (acesse aqui o documento com a sistematização de todas as contribuições recebidas até o momento).

Com a visita de Cavazotti, a CGM espera que este seja mais um espaço de debates sobre as funções e atribuições do futuro conselho, cuja minuta de projeto de Lei (PL) está sob consulta pública até o dia 30 de setembro.

De acordo com o cronograma estabelecido pela Controladoria, uma nova versão de texto deverá ser apresentada no dia 16 de outubro. A previsão é de que o texto final do PL seja lançado no dia 04 de novembro.

SERVIÇO
Bate-papo sobre formação do Conselho de Transparência de Londrina
Data: 26 de setembro de 2013
Horário: 18h30
Local: Sala Oscar Pedrosa Horta - Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacareí, nº 100, Bela Vista)