Fórum de Transparência, Participação e Controle Social

A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública


New Document 1ª Consocial
Apresentação
Delegados Nacionais
Adesões Estaduais
Vídeos
Reunião online
Home


Propostas:

Nacional
Acre
Alagoas
Amapá
Amazonas
Bahia
Ceará
Distrito Federal
Espírito Santo
Goiás
Maranhão
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Pará
Paraíba
Paraná
Pernambuco
Piauí
Rio de Janeiro
Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul
Rondônia
Roraima
Santa Catarina
São Paulo SPO
Sergipe
Tocantins

Contato: andre61@gmail.com
Reunião do Fórum com a CGM para tratar da transparência, participação e controle social em São Paulo.

O Fórum de Transparência, Participação e Controle Social do município de São Paulo, solicitou uma reunião com a Controladoria Geral do Município e fomos recebidos no dia de hoje, 20.08.13.

Pauta: a criação, estruturação e atribuições da política e do Sistema de transparência, participação e controle social e a criação, estrutura e atribuições do Conselho de Transparência, Participação e Controle Social do Município de São Paulo

Horário: 14h30

Local: CGM - Controladoria Geral do Município
Viaduto do Chá, 15, 10º andar - Centro
Telefone: (11) 3113-8234

Presentes:
CGM: Mario, Dany, Fernanda e Fabiano.
FTPCS: Lucrecia, Rochinha, Lucia, Plínio, Allan e André.


Para entender o porque da reunião de hoje:
No dia 30.07.13, a CGM promoveu o Seminário: criação de Conselho Municipal de Transparência, Participação e Controle Social, neste seminário, o Fórum de Transparência, Participação e Controle Social do Município de São Paulo apresentou algumas propostas que divergiam do apresentado pela CGM.

Entre as principais sugestões e preocupações apresentadas pelos representantes da sociedade civil, estiveram a garantia de legitimidade e ampla participação popular no futuro Conselho, a criação de uma Lei que o estabeleça a garanta sua continuidade frente a possíveis mudanças de gestão, e que o Conselho seja deliberativo, quando suas decisões tenham de ser obrigatoriamente acatadas pela autoridade responsável, e não apenas consultivo, quando exerceria um papel opinativo e indicativo de sua vontade sobre determinado assunto. E o cronograma proposto, que na opinão do Fórum é muito longo.

 


Com isso, solicitamos esta reunião do dia de hoje para que tivéssemos uma maior clareza dos pontos que ficarão sem um fechamento.

São eles:

Fórum: pela proposta da CGM a criação do conselho seria por decreto, mas a sociedade civil presente no seminário em sua grande maioria reprovou a idéia de decreto. Qual a posição da CGM sobre este assunto? a criação do conselho será por decreto ou lei?
CGM: a CGM acatará o que for decidido na plenária do próximo dia 10.09.13.

Fórum: pela proposta da CGM teríamos um conselho consultivo, mas, também, a sociedade civil presente no seminário em sua grande maioria reprovou a idéia de ser consultivo, todos querem deliberativo. Qual a posição da CGM sobre este assunto? o conselho será deliberativo ou consultivo?
CGM: a CGM acatará o que for decidido na plenária do próximo dia 10.09.13.

Fórum: pelo conograma apresentado pela CGM no seminário do dia 30.07.12, os trabalhos terminariam no dia 4.11.13. Há uma possibilidade de se diminuir este tempo?
CGM: a CGM acatará o que for decidido na plenária do próximo dia 10.09.13.

No final do ano, a casa legislativa entrará em férias e retornará aos trabalhos somente no ano que vem, ficando um espaço enorme para a conclusão do trâmite do projeto de lei. Com isso, o Fórum sugestionou que o cronograma fosse mais enxuto, sem perdas para a qualidade do processo de criação da minuta. A CGM pediu para que o Fórum apresente esta sugestão para a plenária do dia 10.9.13.

Também, na reunião do dia 10.9.13 o Fórum terá um espaço de tempo para apresentar argumentações sobre a criação do Conselho.

Fernanda, informou que possuem 129 sugestões, fruto das sugestões apresentadas no seminário, do formulário web, e-mail recebido (recebeu e-mail apenas do FTPCS) e 80 propostas da Consocial.

No dia 01.09.13 será disponibilizado no sítio da CGM as contribuições, o áudio do seminário e a minuta. E no dia 10.09.13 acontecerá a audiência pública.

 

 


Publicação no site da CGM - 21/08/2013 22h00
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/controladoria_geral/noticias/?p=154991

Participe das próximas etapas de construção do Conselho Municipal de Transparência e Controle Social

Foram sistematizadas 129 propostas na primeira fase de elaboração da minuta de instrumento legal que cria o órgão; texto será submetido a consulta pública em 1º de setembro

A Controladoria Geral do Município (CGM) está finalizando a sistematização das propostas recebidas na primeira etapa de construção do Conselho Municipal de Transparência e Controle Social e deve divulgar o resultado desta fase do processo em 1º de setembro.

Nessa data, conforme cronograma divulgado em 30 de julho, durante seminário promovido pela CGM, será divulgada a primeira proposta de minuta do instrumento legal que cria o Conselho (que pode ser decreto ou projeto de lei), além de um texto de justificativa e a devolutiva do processo (sobre a incorporação ou não de propostas apresentadas até agora).

Estão sendo consideradas nessa sistematização propostas de três fontes: 
1) apresentadas oralmente durante o seminário de 30 de julho (ouça aqui o áudio do evento na íntegra);
2) enviadas por formulário online ou e-mail no período de 1 a 10 de agosto (acesse aqui a planilha de propostas enviadas); 
3) deliberações da Consocial relacionadas aos conselhos de transparência.

Todas as planilhas utilizadas na sistematização serão disponibilizadas para download.

Próximos passos
De 1 a 30 de setembro, o material (devolutiva e minuta) ficará disponível para comentários em uma ferramenta para consulta pública virtual, até 30 de setembro.

Ainda nesse período, em 10 de setembro, uma audiência pública vai permitir a participação presencial nesse processo. Detalhes sobre local e horário serão divulgados em breve.

Depois do período de consulta, a CGM fará nova sistematização com as contribuições recebidas pela internet e na audiência pública, e uma segunda versão da minuta deve ser apresentada em 16 de outubro. Confira o cronograma detalhado do processo, que deve se encerrar em 4 de novembro de 2013.

Ampliar a participação
Com esse cronograma, a CGM espera que o processo de construção do Conselho seja o mais democrático e participativo possível, garantindo um tempo razoável para cada fase de debate e comprometendo-se com devolutivas em todas as fases do processo.

Além dos canais de participação previstos na construção do Conselho, a CGM mantém diálogo aberto e transparente com cidadãos e organizações da sociedade civil que atuam pelo controle social e pelo combate à corrupção na cidade de São Paulo.

Saiba mais
Prefeitura e sociedade civil iniciam processo de criação do Conselho de Transparência

Baixe o cronograma detalhado do processo

Ouça o áudio do seminário de 30 de julho ou baixe o arquivo na íntegra aqui