Fórum de Transparência, Participação e Controle Social

A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública


New Document 1ª Consocial
Apresentação
Delegados Nacionais
Adesões Estaduais
Vídeos
Reunião online
Home


Propostas:

Nacional
Acre
Alagoas
Amapá
Amazonas
Bahia
Ceará
Distrito Federal
Espírito Santo
Goiás
Maranhão
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Pará
Paraíba
Paraná
Pernambuco
Piauí
Rio de Janeiro
Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul
Rondônia
Roraima
Santa Catarina
São Paulo SPO
Sergipe
Tocantins

Contato: andre61@gmail.com
Câmara Municipal de São Paulo

O Legislativo Municipal recebe a Minuta do Projeto de Lei para a criação do Conselho de Transparência e Controle Social do Município de São Paulo.
10.10.12 10h

Representantes do Fórum de Transparência e Controle Social do Município de São Paulo entregam a Minuta para o Presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Vereador José police Neto.


Plinio Rangel Junior, André Luiz da Silva, Lucrecia Anchieschi Gomes, Marcelo Arno Nerling, Nelson Pereira Bizerra, Celina Morrone.


CÂMARA RECEBE PROJETO QUE CRIA CONSELHO DE TRANSPARÊNCIA
10.10.2012 10h Fonte: Site da Câmara


O Fórum de Transparência e Controle Social de São Paulo entregou nesta quarta-feira à Câmara Municipal a minuta de um Projeto de Lei que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Transparência e Controle Social. O novo órgão terá a responsabilidade de propor ações para aumentar a transparência do poder público e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle das decisões da cidade.

De acordo com o coordenador do Fórum, André Luiz da Silva, o objetivo do Conselho não é fiscalizar a administração municipal, mas dar início a uma parceria com os poderes públicos em prol de ações que resultem no fortalecimento da interação entre sociedade e governo.

"Sabemos que o poder público não dá conta de tudo sozinho, então a sociedade precisa despertar e doar um pouco de seu tempo para o bem coletivo. O que a gente quer é colaborar com o Legislativo e Executivo, para o bem da cidade", comentou Silva.

Para o presidente da Câmara Municipal, vereador José Police Neto (PSD), a iniciativa de trazer a população para o centro das decisões políticas é um fenômeno recente, e cabe aos legisladores pensar em maneiras de fortalecer essa tendência de forma a agregar cada vez mais pessoas no processo. A criação do Conselho Municipal de Transparência e Controle Social, segundo ele, "ajudará a motivar esse espírito de cidadania".

O FÓRUM
O Fórum de Transparência e Controle Social de São Paulo, integrado por representantes da sociedade civil, é responsável pelo encaminhamento no âmbito municipal das diretrizes definidas durante a 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (Consocial).

Organizada pela Controladoria Geral da União (CGU) nas esferas federal, estadual e municipal, a Consocial discutiu maneiras de promover a transparência e estimular a participação da sociedade no acompanhamento da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático.

Para conhecer as 80 diretrizes definidas na etapa nacional da Consocial, clique aqui (PDF) (HTML)

(10/10/2012 - 12h55)