Fórum de Transparência, Participação e Controle Social

A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública


New Document 1ª Consocial
Apresentação
Delegados Nacionais
Adesões Estaduais
Vídeos
Reunião online
Home


Propostas:

Nacional
Acre
Alagoas
Amapá
Amazonas
Bahia
Ceará
Distrito Federal
Espírito Santo
Goiás
Maranhão
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Pará
Paraíba
Paraná
Pernambuco
Piauí
Rio de Janeiro
Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul
Rondônia
Roraima
Santa Catarina
São Paulo SPO
Sergipe
Tocantins

Contato: andre61@gmail.com

09/04/2012

Jorge Hage fala sobre Consocial no programa É Notícia

“A Consocial já começou a gerar frutos. Municípios e estados já estão criando conselhos locais e portais de transparência, resultados da reivindicação da sociedade nessas conferências”. Assim o ministro-chefe de Estado da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage Sobrinho, definiu a importância da 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (1ª Consocial), durante entrevista ao Programa É Notícia, da Rede Record, veiculada na madrugada deste domingo (8).

Na televisão, o ministro falou sobre como o Brasil ganhou destaque nos processos de transparência pública e combate à corrupção, “o País é, hoje, referência nesse esforço de reação da máquina pública contra toda essa tradição de corrupção”. Além disso, Hage comentou que “o portal da transparência brasileiro é destaque no mundo, por divulgarmos todas as despesas federais feitas e, no outro dia de manhã, qualquer pessoa no mundo pode acessar a internet e encontrar cada item de compra, cada diária de servidor. Está tudo lá”, completou Jorge Hage. 

Ainda sobre combate à corrupção e transparência, o ministro disse que uma só é possível com a realização da outra. “Antes não havia transparência e quando ninguém sabia, o corrupto levava em conta que a chance de ele ser pego era mínima. Hoje não, ele sabe que pode ser descoberto”, destacou. De acordo com o Hage, para que o combate à corrupção ocorra, são necessárias mudanças na Legislação Brasileira. “É preciso que sejam aprovadas, no Congresso Nacional, reformas nos processos civil e penal que agilizem e eliminem metade dos (pedidos de) recursos que existem hoje. Os corruptos confiam que não vão para a cadeia, só porque o processo de impunidade no Brasil não funciona”, apontou.

Durante a entrevista ao jornalista Kennedy Alencar, Jorge Hage ainda contou sobre sua trajetória na carreira política e o trabalho realizado na CGU. Para conferir o programa, acesse o link.

1ª Consocial

A 1ª Consocial é uma realização da CGU, convocada por Decreto presidencial de dezembro de 2010. A Etapa Nacional acontece entre 18 e 20 de maio, em Brasília e tem como tema central "A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública". O objetivo é promover a transparência e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública. As propostas resultantes do processo conferencial subsidiarão a criação de um Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social.